Escola Julieta Frutuoso de Araújo

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Descrição da Escola

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


   A escola começou funcionando na residência da Professora Julieta Frutuoso de Araújo, que era funcionária do estado, atendendo ao Ensino Fundamental I, como voluntária. No ano de 1985, devido ao aumento do número de alunos, a escola foi transferida para o Clube Recreativo, que tinha o nome dado, em homenagem à referida professora. Foi oficializada Escola Municipal Julieta Frutuoso de Araújo, em 1988, com a construção do novo prédio, obra realizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, num terreno doado pela professora Joanita Mota.  Em 2002, passou a se chamar ESCOLA NÚCLEO MUNICIPAL JULIETA FRUTUOSO DE ARAÚJO, devido à inclusão das Escolas: Joanita Mota, André Custódio, João Vitório e Marcelino José Coutinho. Hoje, a escola funciona nos dois turnos com a Pré-escola, o Ensino Fundamental I e II, e por acreditarmos na educação inclusiva oferecemos o AEE, Atendimento Educacional Especial.
  Está situada na Travessa Lúcio Cerqueira, s/n, distrito de Tiquaruçu, Feira de Santana – Bahia. Paossui email: jufruar@hotmail.com. Cadastrada no MEC/Inep com o nº  29098130, tendo autorização de funcionamento nº 015/08; com classificação de 1,8 no IDEB.

 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Diretora: Luciene Rodrigues    
                                                                                                                                                             Vice-diretora: Analice Lima   
                                                                                                                                                                     Coordenadora Delson Miranda  
                                                                                                                                                                                   17 professores                                                                                                                                                                                                                                                                                                        11 funcionários


                 ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

   A escola, apesar de ser uma instituição de ensino mantida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, funciona num prédio próprio com dependências inadequadas quanto ao tamanho, iluminação e ventilação. Possuí dez salas de aula, algumas dependências muito pequenas, nas quais funcionam a biblioteca, sala de AEE (Atendimento Educacional Especial - AEE), o depósito de merenda, o depósito de material de limpeza.  A biblioteca serve muito mais para guardar os livros que chegam do MEC (Ministério da Educação e Cultura – MEC), e os adquiridos pela escola; não existe laboratório de informática; a cozinha, muito pequena, dificultando o trabalho das pessoas que trabalham dentro dela para preparar o alimento das crianças e servi-las.
   Possui uma quadra esportiva de tamanho adequado, porém sem estrutura para realizar atividades esportivas, mesmo porque seu estado de conservação está precário, oferecendo, assim risco aos usuários e está muito próxima das salas de aula. Há outra dependência que fica na sala da secretaria, que é utilizada para guardar recursos didáticos diversos e arquivos da mesma. A sala dos professores deixou de existir para dar lugar à sala do AEE. Vale salientar também que a unidade de ensino, ainda, não está adaptada para uma perfeita acessibilidade às crianças com deficiências físicas. Os alunos também não têm área de lazer estruturada e segura, refeitório e os banheiros são apenas dois, um para cada sexo. Eles brincam e se socializam em uma área interna e descoberta que funciona como auditório em reuniões e eventos, ou no espaço livre existente ao redor da escola.


                 PERFIL DOS ESTUDANTES

   A escola atende a um quantitativo de aproximadamente 477 alunos, residentes na zona rural, cuja faixa etária varia de 03 a 20 anos, havendo assim, uma defasagem idade-série.
   O corpo discente caracteriza-se por apresentar problemas sociais, emocionais e econômicos diversos, dos quais dois deles se apresentam com mais evidência: desemprego dos responsáveis ou de alunos, que por sua vez os tiram da escola na busca do sustento, através do plantio, gravidez precoce, falta de acompanhamento e disciplina nos estudos. Estes influenciam muito no desempenho escolar dos mesmos, levando-os também assim, à evasão, abandono e repetência, porque, com a constante ausência nas aulas, à falta de contato com os estudos, desenvolveram grandes dificuldades na concentração, leitura e escrita.
   Apesar de tudo, do crescimento de alguns casos de violência, da necessidade de combater o uso das drogas, do desestímulo, a o corpo discente, ainda apresenta comportamento disciplinado, amável e participativo às atividades desenvolvidas.


                PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

   Os pais dos alunos, na medida do possível, atendem aos comunicados e solicitações quando necessário. Eles têm uma participação mais atuante em reuniões e eventos. Valorizam a existência da escola no distrito e entendem a importância de normas e atitudes disciplinares, segundo o Regimento Escolar.
   São pessoas que vivem da atividade agrícola, onde buscam seus sustentos, apresentando assim uma condição financeira precária. Na comunidade local, existem alguns pequenos empresários, que movimentam o comercio no distrito, com mercadinhos, lanchonetes, bares e padarias. Suas maiores necessidades são supridas na cidade. Contudo, não tem facilidades de acesso devido à precariedade dos transportes coletivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário